terça-feira, 20 de maio de 2008

Bem vindo à China

A China é uma civilização muito antiga e apresenta uma cultura muito rica. Ocupa aproximadamente um quinto do continente asiático e tem a maior população do mundo. Os vales fluviais do Leste da China são cultivados há milhares de anos e nessa região têm surgido grandes cidades industriais. Nas zonas do norte e do oeste, onde há desertos estéreis e altas montanhas, existe menos população. Na sua história, figuram alguns inventos como o papel, a seda e a pólvora.
Há uns nove mil anos, os povos da Idade da Pedra caçavam e pescavam nos vales fluviais da China. No ano 5000 a.C. cultivava-se arroz e por volta do ano 2100 a.C. desenvolveram-se grandes civilizações.
Em 221 a.C. subiu ao trono Ying Zheng, o primeiro imperador da China e o fundador da dinastia Qin. Este imperador reunificou os sete grandes reinos da China, com a capital em Xianyang, e proclama-se Qin Shihuangdi – Primeiro Augusto Divino Imperador da China. Esta dinastia termina em 206 d.C.
Protegida a norte pela Grande Muralha, a China depressa dominou um enorme império com vínculos comerciais tão longínquos quanto a antiga Roma. Apesar das longas guerras durante a Idade Média, a China também usufruiu de uma idade de ouro nas artes e na técnica.


Sem comentários: