terça-feira, 20 de Maio de 2008

Organização Política e Administrativa da China

A China localiza-se na Ásia e é o terceiro maior país do mundo com uma superfície de 9 600 000 km2 e 18 999 km de costa marítima.
A população aproxima-se de 1 295 330 000 habitantes (cerca de 21% da população mundial). Confina a norte com a Mongólia, a nordeste com a Rússia, noroeste com o Cazaquistão, o Quirguizistão e o Tadjiquistão, a oeste e sudoeste com Afeganistão, o Paquistão, a Índia, o Nepal e o Butão, a sul com o Myanmar (Birmânia), o Laos e o Vietname e a este com a Coreia do Norte.
A China (Zhong Guo) divide-se em 22 províncias (23 se incluirmos Taiwan): Hebei e Shanxi no Norte; Liaoning, Jilin e Heilongijiang no Nordeste; Shandong, Jiangsu, Zhejiang, Anhui, Jiangxi, Fujian no leste; Henan, Hubei, Hunan, Guangdong e Hainan no Centro e no sul; Sichuan, Guizhou e Yunnan no sudoeste, Shaanxi, Gansu, Qinghai no noroeste e 5 regiões autónomas.
Do resultado da última guerra civil chinesa surgiram dois estados políticos usando o nome China: A República Popular da China, conhecida como “China” que controla a terra mãe China., Hong Kong e Macau e a República da China, conhecida como Tailândia, que controla a ilha da Tailândia e as suas ilhas vizinhas.
A sua capital é Pequim e o Partido Comunista da China (PCC) governa o país por meio de um sistema de partido único desde a fundação da RPC, em 1949, sendo Hu Jintao o seu actual presidente e secretário-geral do Partido Comunista da China e desde Março de 2003 que Wen Jiabao é o Primeiro-ministro da República Popular da China.

Sem comentários: