segunda-feira, 26 de maio de 2008

Direitos Humanos na China

Reconhece-se com facilidade o progresso obtido pela China nos âmbitos da economia, sociedade, bem-estar social, educação e cultura durante os últimos 30 anos, mas sempre se ignorou os seus avanços nos direitos incluídos no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos.
Recentemente mais preocupante que estas questões foram os estudos recentes realizados pela Amnistia Internacional que revelaram que a China não tem tido progressos nos Direitos Humanos, e que Pequim não tem cumprido as promessas relativas a esses Direitos, essas promessas tinham sido feitas quando o país foi escolhido para ser o anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2008.
Uma dessas promessas seria a de que a China se comprometeria a diminuir significativamente os casos de tortura, repressão e escravatura. Um dos princípios básicos ainda não é cumprido na integra na China, como o direito à livre expressão.
Algo significativo na China foi a diminuição do número de penas capitais e de executados, no entanto, a organização de direitos humanos acusa o Governo de aplicar a pena em crimes em que não se praticaram actos de violência e denuncia quando há falta de dados oficiais. O relatório termina com recomendações às autoridades chinesas e ao Comité Olímpico Internacional, lembrando que a "preservação da dignidade humana" faz parte da Licença Olímpica. Outro aspecto negativo e que foi abordado muito recentemente foram os escândalos de escravatura que ocorreram no fabrico de produtos para os Jogos Olímpicos, em que crianças se encontravam a trabalhar em fábricas na elaboração desses produtos.

Sem comentários: