segunda-feira, 26 de maio de 2008

A China no Mundo

A Républica Popular da China, como economia emrgente que é, tem vindo a aumentar a sua importância no mundo
A China faz parte do tratado internacional chamado APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation): um bloco económico que tem por objectivo transformar o Pacífico numa área de comércio livre e que engloba economias asiáticas, americanas e da Oceânia.
O seu elevado crescimento económico deve-se principalmente à orientação da economia para a exportação. Para consolidar a sua condição de economia globalizada, em 2001, a China foi aceite na Organização Mundial do Comércio.
O processo de integração da China na economia mundial tem um impacto globalmente positivo, na medida em que representa uma expansão do mercado internacional, permitindo uma maior especialização do comércio, com ganhos de eficiência na produção e benefícios directos para os consumidores, quer na China quer no resto do mundo e, apesar de existirem outras economias em fases semelhantes do processo de desenvolvimento económico, vários factores apontam para que o impacto do processo de crescimento e integração da China na economia mundial seja muito mais significativo.

Sem comentários: